Sobre

Olá!

Me chamo Cláudia Novaes, sou arquiteta formada pela Universidade Mackenzie, pós-graduada pela FGV, em São Paulo, e minha paixão é a arquitetura gastronômica. Desde 2005, dedico minha carreira a essa área, mas antes de ser uma arquiteta, sou alguém que preza o tema da alimentação e tem na gastronomia fortes memórias afetivas. 

Os sentimentos e sensações que permeiam os encontros ao redor de uma mesa de refeição inspiram meu trabalho.

Nasci em Belo Horizonte, Minas Gerais, o que certamente diz muito. Meu estado é conhecido pela culinária, e os mineiros por gostarem de comer, de oferecer e compartilhar boa comida. Assim, foi de certa forma natural que eu me especializasse em arquitetura gastronômica.

Depois de alguns anos atuando com arquitetura para bares e restaurantes, realizei o sonho de abrir meu próprio restaurante em 2009. Sim, caro empreendedor gastronômico! Já estive no seu lugar, já tive o mesmo brilho nos olhos e encarei os mesmos desafios. No meu Blog, conto mais sobre minha experiência como dona de restaurante.

Essa vivência me deu conhecimentos inestimáveis que contribuem para meu trabalho como arquiteta e permitem que eu entenda com profundidade aquilo que meu cliente e o seu negócio precisam.

Outra fonte de inspiração para meus projetos são as viagens. Amo viajar, contemplar a arquitetura desenvolvida por diferentes povos e, por óbvio, experimentar a gastronomia de cada lugar. Tanto que chego a dizer: se não comi bem, não curti o destino! Gastronomia é cultura, história e tradições. Riqueza pura!

Falando da minha trajetória como arquiteta, após 8 anos de experiência com arquitetura para restaurantes, identifiquei que o mercado não atendia a uma crescente demanda por soluções completas. Assim, em 2013, fundei meu próprio escritório, onde o cliente tem seu projeto realizado do princípio ao fim.

Além de toda a minha bagagem, quero destacar a equipe de arquitetos e outros profissionais super competentes que tenho ao meu lado. Projetar e executar projetos de arquitetura gastronômica é empreitada que se realiza a muitas mãos.

Agora que você me conhece um pouco mais, já pode ter ideia de quanta experiência eu e meu time dedicaremos ao seu projeto. Espero o seu contato!

Um abraço e até logo mais,
Cláudia Novaes