5 dicas para ter um bom fluxo de atendimento na sua padaria

5 dicas para ter um bom fluxo de atendimento na sua padaria

Ficar muito tempo na fila para comprar qualquer coisa é receita certa para que o cliente tenha uma péssima impressão de um estabelecimento. Essa situação é uma entre tantas que podem ser causadas por falhas no fluxo de atendimento.

Falar em fluxo de pessoas dentro de uma loja é falar das direções em que elas podem se movimentar no espaço. Já o fluxo de atendimento é formado pelas diversas etapas do atendimento, seja ele realizado por funcionários ou em autoatendimento. 

Nas padarias, especialmente aquelas que reúnem serviços diversos, como cafeteria e conveniência, o fluxo de atendimento deve ser pensado para aqueles momentos do dia em que o movimento é maior. 

Além de um bom número de funcionários bem treinados, é importante ter um layout que favoreça a agilidade no atendimento prestado por eles e permita que os clientes encontrem facilmente os produtos que procuram.

Aqui vão 5 dicas de ouro para garantir que o fluxo de atendimento da sua padaria seja excelente.

1. Entenda o fluxo de clientes

Saber o caminho que o cliente naturalmente faz ao frequentar a sua padaria é o primeiro passo para atender bem a quantidade de clientes

Com esse caminho em mente, você dificilmente será pego de surpresa e pode planejar o ambiente para que o movimento seja, ao mesmo tempo, constante e eficiente, e com uma disposição lógica de atendentes para auxiliar os clientes.

2. A arquitetura ideal

A arquitetura do ambiente é um ponto-chave para manter o bom fluxo de atendimento. Garanta que exista um caminho lógico para o cliente percorrer dentro da loja, sem que ocorram muitos esbarrões e congestionamentos na passagem.

Se existe um único corredor central para acessar mais de um serviço, o cliente pode ter que esperar mais tempo do que o necessário pelo atendimento. É um princípio parecido ao do congestionamento em vias de trânsito.

3. Cuide da disposição dos produtos

Saber dispor os produtos na loja impacta positivamente na lucratividade de uma padaria. 

Podemos tirar vantagem, por exemplo, da popularidade do pão francês, que é o produto mais vendido, mas não tem a melhor margem de lucro. Posicionar produtos atrativos e mais lucrativos ao longo do percurso que o cliente faz até o balcão do pãozinho pode despertar nele o desejo de compra e, consequentemente, aumentar a lucratividade da sua padaria.

Identifique também quais são os produtos mais procurados na sua padaria. Agora imagine se eles estiverem muito perto uns dos outros. Os clientes ficariam aglomerados na mesma área da loja, criando congestionamento e atraso no atendimento. 

Espalhe bem os produtos mais populares por toda a padaria de uma maneira que faça sentido. Além de facilitar a movimentação e o fluxo de atendimento, isso ainda incentiva o cliente a explorar todo o espaço.

4. Preste especial atenção na entrada e saída

Em padarias que possuem uma única porta de entrada (geralmente as que têm catraca), é importante que ela esteja em um ponto que permita a visão geral do estabelecimento. Essa estratégia, aliada a uma boa sinalização, faz com que o cliente encontre rapidamente o que procura. 

Ao mesmo tempo, evite prateleiras ou gôndolas muito perto da entrada. O acúmulo de pessoas nesta área afasta clientes em potencial que passam pela rua.

5. Equipe capacitada

Funcionários bem treinados devem estar nos caixas, e estes precisam existir em número suficiente para atender bem o número de clientes que a loja costuma receber. 

Nada pode estar escondido e deve haver sinalização para cada sessão. Se puder contar com um atendente logo de entrada para direcionar o fluxo, fica ainda melhor.

6. Use a tecnologia a seu favor

Essa é uma ótima dica para tornar o fluxo de atendimento ainda mais eficiente. Instale bons equipamentos em cada balcão de atendimento e modernize os caixas. 

Você pode fazer isso por meio de diversas ferramentas, como o sistema de checkout, por exemplo. Ele registra pedidos, faz compras, aceita pagamentos, imprime recibos e gera relatórios de vendas, tudo em uma solução automatizada.

Gostou das dicas? Você pode começar a trabalhar o fluxo de atendimento da sua padaria investindo em um projeto arquitetônico com quem é expert em arquitetura gastronômica. 

O escritório Cláudia Novaes Arquitetura é especializado em arquitetura para bares,  restaurantes e padarias e oferece atendimento integral – da escolha do ponto comercial àquele detalhe inconfundível na decoração.

Claudia Novaes

Arquiteta