7 dicas essenciais para escolher o ponto ideal para seu restaurante

7 dicas essenciais para escolher o ponto ideal para seu restaurante

Todos sabemos que a escolha do ponto é uma decisão importantíssima para a abertura de um restaurante, não é mesmo? Por isso, preparamos algumas dicas essenciais para você acertar nessa importante decisão:

Público-alvo

O primeiro passo para a escolha do ponto comercial ideal é entender quem será seu público-alvo e onde ele está localizado na cidade. Assim, seu restaurante estará próximo das pessoas que têm grande potencial de se tornarem seus clientes.

Acesso fácil

Especialmente para os restaurantes de conveniência, temos um dado relevante: cerca de 80% das vendas são realizadas para quem está a cinco minutos a pé ou a 10 minutos de carro do seu estabelecimento. Por isso é tão importante estar perto do seu público-alvo.

Adequação às leis municipais

Antes de fechar o contrato de locação, verifique se a lei de zoneamento da região permite a operação do seu negócio.

Peça sempre ao proprietário a folha de rosto do IPTU para conseguir fazer consultas na prefeitura.

Caso você tenha a intenção de colocar mesas na calçada ou instalar um parklet, é necessário verificar se isso é permitido no endereço.

Para reformar o imóvel em questão, é importante saber a metragem de área construída permitida. Intervenções aparentemente simples, como fazer cobertura em área de recuo, por exemplo, podem não ser viáveis.

Verifique também a viabilidade para instalação de área técnica para sistema de exaustão e ar condicionado, que fazem parte da infraestrutura.

É importante que o imóvel atenda (ou permita reformas que atendam) as normas necessárias à obtenção de licenças essenciais para que você consiga o alvará de funcionamento. São elas as licenças da Vigilância Sanitária, Cadan e Bombeiros.

Visibilidade da fachada

Verifique se o ponto é visível tanto para pedestres como para motoristas.

A fachada é como um cartão de visita e um elemento de propaganda do seu restaurante. Portanto, ela precisa ser vista e ter um projeto arquitetônico atraente, que desperte nas pessoas o desejo de conhecer o lugar.

Dica 5  – Acessibilidade

Busque um local que proporcione boa acessibilidade.

  • Evite imóveis com escadas. A maioria dos clientes se incomoda por ter que subir e descer escadas;
  • Note se já existe ou se haverá espaço para a construção de uma rampa de acesso para cadeirantes;
  • Chegar de carro ao restaurante precisa ser fácil. Se o ponto está localizado em uma faixa de ônibus, ou se para acessar o local é necessário fazer um retorno complicado, por exemplo, repense.
  • “No park, no business” – sem estacionamento, sem negócio! Tenha manobristas ou faça convênio com estacionamentos próximos.

Banheiros adaptados

Ao menos um dos banheiros do imóvel deve permitir adaptações para pessoas com deficiência. Há leis estaduais que requerem a existência destes banheiros em todo e qualquer tipo de imóvel comercial.

Infraestrutura

Reformas de infraestrutura quase sempre são necessárias, principalmente em imóveis antigos.

  • Considere a troca das instalações elétricas e adaptações de rede de esgoto. É comum que proprietários tenham problemas sérios nesses aspectos após a implantação do negócio;
  • Verifique se o telhado está livre de infiltrações. A substituição de telhado pode ser onerosa;
  • Rachaduras devem ser bem examinadas para evitar reforços estruturais. Nesse caso, é imprescindível que você consulte um arquiteto ou engenheiro.

Esses são os principais aspectos a se considerar na hora de escolher um ponto comercial. O processo pode ser trabalhoso, por isso ter a ajuda de um escritório de arquitetura para restaurantes vai tornar tudo mais fácil.

Então, entre em contato com a gente!

O escritório Cláudia Novaes Arquitetura é especializado em arquitetura para bares,  restaurantes e padarias e oferece atendimento integral – da escolha do ponto comercial àquele detalhe inconfundível na decoração.

Claudia Novaes

Arquiteta