Acompanhando o mercado de gastronomia nos últimos anos, vimos que um termo muito peculiar vem tomando força: o ambiente instagramável! Mas por que esse conceito vem crescendo tanto e virou objeto de desejo entre público e donos de bares, restaurantes, padarias e confeitarias?
Já em 2018, pude observar que estabelecimentos gastronômicos com ambientes instagramáveis já eram tendência, e naquele tempo comecei a fazer alguns projetos arquitetônicos em que o visual super atrativo e da decoração era protagonista.
Mas foi após a pandemia que esse conceito tomou força. A covid-19 nos obrigou a ficar em casa, sem qualquer tipo de interação e entretenimento fora do lar, e essa demanda reprimida acelerou o crescimento da tendência em espaços gastronômicos.
O público está até mesmo disposto a pagar mais caro para ter uma experiência mais completa e de melhor qualidade. Atenção a essa palavra-chave: EXPERIÊNCIA.
O que é um ambiente instagramável?
O termo instagramável vem da rede social Instagram, onde os usuários compartilham fotos e vídeos sobre suas ideias e vivências.
Assim, um ambiente instagramável seria aquele ideal para fotos e vídeos que serão publicados nas redes sociais. Ele é um espaço personalizado, com decoração diferenciada que gera impactos visual e emocional, permitindo a imersão em algo diferenciado e estabelecendo uma conexão com o cliente.
O objetivo de um ambiente instagramável
Muitas pessoas gostam compartilhar imagens de suas experiências gastronômicas nas redes sociais. Um espaço instagramável vem como um estímulo a mais para que elas produzam e compartilhem esse conteúdo.
Em geral, as empresas são “marcadas” nas postagens e, assim, temos a geração do marketing digital espontâneo. Esse conteúdo atrai mais usuários para seus perfis nas redes sociais e desperta neles a vontade de também conhecer aquele lugar especial.
Como fazer um ambiente instagramável?
Vendo essa explicação acima, é fácil pensar que para ter um restaurante instagramável é só montar um local bonito para as pessoas tirarem fotos com a marca do restaurante e, automaticamente, a mágica do marketing espontâneo vai acontecer.
Mas depois de muita análise de casos e projetos realizados, consegui chegar a um entendimento de como realizar esse tipo de negócio. Antes de tudo, é preciso pensar uma marca forte, um conceito de atendimento, um cardápio que privilegia o único.
Então vem uma arquitetura inspiradora, instigante, se possível interativa, que cria uma atmosfera única, com foco no entretenimento, mas que não rouba a cena dos seus produtos.
Um sonho de confeitaria
A Secrets Confeitaria – www.instagram.com/secretsconfeitaria – é dos nossos projetos instagramáveis de grande sucesso. É incrível como as pessoas se comportam nesse ambiente! É natural que elas tirem fotos e compartilhem a experiência que estão vivendo. O impacto acontece logo na entrada onde a vitrine de doces aguça os sentidos.
Em cada mesa há algo especial, mas a mesa balão é o ponto alto do ambiente. E para fazer uma brincadeira com o nome da confeitaria, criamos um painel de gavetas onde quase todas são falsas. 😉
A área de produção é aberta para que o público aprecie o processo de fabricação dos doces impecáveis vendidos ali. A proprietária também criou uma forma de atendimento diferenciada que completa a experiência.
Um bar de outro mundo
A imaginação vai a mil quando você entra no Lúdico, um restaurante com 15 ambientes decorados com temas diversos que, juntos, criam um universo fantástico que conquista o público jovem (grupo heavy user de redes sociais).
Cada cantinho é um cenário super instagramável: do banheiro que parece uma geladeira (por fora e por dentro!) à sala com temática do fundo do mar, no mínimo, inusitada.
Os pratos e louças também passam longe do convencional e a refeição vira pura diversão.
E aí? A ideia de fazer do seu espaço gastronômico um ambiente instagramável te seduziu? Então entre em contato com a gente.
O escritório Cláudia Novaes Arquitetura é especializado em arquitetura para bares, restaurantes e padarias e oferece atendimento integral – da escolha do ponto comercial àquele detalhe inconfundível na decoração.