“Local sagrado para as famílias, a padaria é um patrimônio cultural”. “Quem quer pão? Setor de panificação movimenta R$ 105 bilhões por ano no Brasil”. “Deputado propõe título de ‘Capital das Padarias’ para São Paulo”.
Essas manchetes dão a ideia do que as padarias significam cultural e economicamente no Brasil. Elas são importantes canais de distribuição de alimentos e, já há tempos, incorporam diversos serviços, como cafeteria, restaurante, lanchonete e até mesmo minimercado e rotisserie.
Em um movimento mais recente, temos visto o surgimento de padarias que procuram reduzir a gama de produtos para oferecer itens mais elaborados e de melhor qualidade. As que servem refeições trocam o serviço de buffet por à la carte com pratos aprimorados ou servem brunches que podem até conter produtos mais sofisticados.
Sendo assim, a arquitetura para esse tipo de padaria deve ser mais que funcional. Ela deve ser diferenciada, trazendo elementos de posicionamento de marca e fazendo do ambiente importante fator de impacto na percepção do cliente.
Então vamos aos conceitos de arquitetura mais utilizados nas padarias e como eles podem ser aplicados ao seu negócio.
Reconhecendo a padaria
Padarias possuem características únicas, e mesmo entre elas, pode haver diferenças importantes, já que, como dito acima, elas podem englobar outros negócios.
Então, as primeiras perguntas a se fazer são: como vai ser a sua padaria? Haverá produção no local ou os produtos serão fabricados em outro lugar? Terá uma área de lanchonete? Serviço de entregas?
O segundo passo é definir o estilo da loja. É uma padaria moderna ou mais clássica? É algo mais sofisticado ou mais familiar? As respostas influenciam nos conceitos de arquitetura para padarias que serão empregados.
Um novo nicho: as padarias especializadas
Tendência cada vez mais forte, as padarias especializadas – como as francesas, italianas, artesanais e aquelas com foco em confeitaria – enfatizam produtos e métodos de produção tradicionais e proporcionam uma experiência de compra diferenciada, conceitos que devem guiar o desenvolvimento do projeto arquitetônico.
Cada tipo de padaria especializada possui características específicas. Certos negócios focam em produtos saudáveis, como os integrais ou com zero lactose. Outra vertente é seguir um estilo europeu, focando em produtos e arquitetura de um país específico.
Por fim, existem os próprios pães que podem ter uma ampla variedade, com tipos mais “exóticos” ou com processo de fermentação natural.
A importância da área operacional
Todo projeto de arquitetura gastronômica deve considerar as peculiaridades da parte operacional e a legislação que regula o ramo de negócio.
Se uma padaria vai produzir seus pães internamente, é necessário ter um espaço logístico ideal para que o trabalho possa ser feito de maneira eficiente. A infraestrutura precisa suportar a instalação de todos os equipamentos, e os ingredientes na despensa devem estar bem conservados e acessíveis a todo momento.
Se você planeja abrir uma padaria ou reformar seu negócio para proporcionar o melhor ao seu cliente, contrate quem tem expertise em arquitetura para padarias.
Entre em contato com a gente!
O escritório Cláudia Novaes Arquitetura é especializado em arquitetura para bares, restaurantes e padarias e oferece atendimento integral – da escolha do ponto comercial àquele detalhe inconfundível na decoração.