Padarias artesanais: como montar ou adaptar seu negócio às novas demandas

Padarias artesanais: como montar ou adaptar seu negócio às novas demandas

As padarias são um importante canal de distribuição de alimentos no Brasil, com números expressivos: 70 mil pontos de venda no País, 15 mil no Estado de São Paulo e 6 mil na cidade de São Paulo, de acordo com o Sampapão (Sindicato dos Industriais de Panificação e Confeitaria de São Paulo).

Há tempos, as padarias passaram a incorporar outros serviços, como cafeterias, restaurantes e até mesmo minimercados e rotisserie, o que exigiu a ampliação da escala de produção.

Em contraponto a esse modo de fabricação industrial necessário para atender tantas demandas, as padarias artesanais vêm com a proposta de valorização dos processos tradicionais de panificação, uso de ingredientes selecionados e linha de produtos mais enxuta, porém de alta qualidade.


Novas demandas do consumidor

O comportamento do consumidor mudou, colocando diante do mercado novas necessidades.

  • Atentos à saúde e à procedência daquilo que consomem, os consumidores buscam por produtos saudáveis, sem aditivos químicos e feitos de forma artesanal;
  • Os processos artesanais de produção são prestigiados, e seus custos não impedem o crescimento desse nicho;
  • A valorização de estabelecimentos com um quê de “gourmet” motiva o investimento em lojas diferenciadas, verdadeiras boutiques  dedicadas à panificação. 

Diante desse movimento, as padarias artesanais vêm crescendo em número e conquistando a clientela com pães elaborados a partir de trigo selecionado (há aquelas que, inclusive, fazem a própria farinha), grãos integrais e fermentação natural. 


Como montar uma padaria artesanal

O planejamento é fundamental para se implementar e gerir uma padaria artesanal de sucesso. Com a experiência que obtivemos ao atender alguns clientes desse nicho, deixamos aqui uma dica: é importante fazer um levantamento de custos do plano de negócios, pois principalmente em função da parte de equipamentos, as padarias artesanais estão entre os planos de negócio que demandam maior investimento.

Partindo para o projeto arquitetônico em si, tenha em mente que projetar espaços gastronômicos requer conhecimentos específicos sobre cada tipo de negócio e seu funcionamento. Por isso, recomendamos fortemente que você contrate um arquiteto especializado. 

A arquitetura de uma padaria artesanal  é projetada a partir de informações específicas sobre seu modelo de negócio:

  • Público-alvo –  Dado necessário para seguir com os próximos passos;
  • Ponto comercial – É importante avaliar se ele é adequado ao negócio e acessível ao seu público;
  • Identidade da marca – Tenha clara a mensagem que você vai transmitir com sua marca e com o ambiente do estabelecimento;
  • Local de fabricação – Entenda se a produção dos pães ocorrerá na própria loja ou se será melhor realizá-la em outro local;
  • Cardápio – O número de itens no menu e os tipos de pães que serão produzidos determinam os equipamentos necessários e o layout da cozinha;
  • Serviços – Além dos pães, será oferecido algum tipo de refeição? Haverá serviço de mesa ou apenas takeway?
  • Espaço disponível – Verifique questões técnicas, como recebimento de insumos, espera do entregador, área para exposição dos produtos e consumo dos clientes.

 

Ambientes que contam histórias

Ambientes tematizados são extremamente atrativos, e o setor gastronômico tem explorado muito essa tendência. No ramo de padarias artesanais, ela é quase onipresente.

A arquitetura e a decoração são elementos importantíssimos na construção de uma marca, e para criar espaços que cumpram esse papel com eficiência, usamos uma ferramenta chamada storytelling, que significa estruturar e contar uma história. 

Essa história deve estar conectada com os valores da marca, e para contá-la por meio do projeto arquitetônico, arquiteto e proprietário devem trabalhar juntos, mergulhando no conceito do empreendimento e nas referências relacionadas ao tema. 

A originalidade dará sustentação ao negócio, e o storytelling, combinado a um cardápio primoroso, certamente vai inspirar a experiência e a conexão que se deseja estabelecer com os clientes da padaria.


Produtos e conservação

Um ambiente agradável e inspirador é importante, mas a arquitetura de uma padaria precisa privilegiar a diversidade de produtos oferecidos, sua conservação e a forma como são expostos.

Uma vitrine atraente e bem posicionada continua sendo a melhor aliada para a  concretização das vendas. Com ela, aguçamos a percepção do cliente, que visualiza o produto e sente o aroma.


Inspirada em Bali

Um dos queridinhos do nosso portfólio é o projeto da Padang Breads & Bowls, uma encantadora combinação de padaria e restaurante que, além de pães e doces, oferece refeições leves e saudáveis.

Esse projeto foi inspirado na praia Padang Padang, em Bali, na Indonésia. Assim como o cardápio, cheio de leveza e frescor,  todos os detalhes desse ambiente descontraído trazem um pouco daquele paraíso com o uso de madeira, bambu, fibras naturais e plantas.

Se você quer empreender no ramo de padarias artesanais ou renovar seu negócio para explorar esse novo nicho, entre em contato com a gente! Nós temos vasta experiência em arquitetura para padarias e vamos te ajudar a construir o espaço perfeito para produzir e servir produtos de primeira linha.

O escritório Cláudia Novaes Arquitetura é especializado em arquitetura para bares,  restaurantes e padarias e oferece atendimento integral – da escolha do ponto comercial àquele detalhe inconfundível na decoração.

Claudia Novaes

Arquiteta