Para criar o projeto arquitetônico do Pracinha, buffet infantil no bairro de Moema, São Paulo, resgatamos a ideia de uma infância simples e das brincadeiras ao ar livre.
Nosso cliente tinha uma demanda bem específica: que o buffet fosse um lugar aconchegante, que realmente lembrasse uma pracinha, tendo como público-alvo crianças de 1 a 7 anos. Assim, recriamos a atmosfera despojada de uma praça interiorana com charmosas casinhas ao redor. É, definitivamente, uma arquitetura bem diferente daquela que costumamos ver nesse tipo de negócio.
O buffet ocupa duas casas antigas com elementos que fizemos questão de preservar, como as telhas de barro, barrados decorativos nas janelas, grandes vãos arredondados com vitrôs de cima a baixo e janelas venezianas.
Um dos imóveis estava em muito boas condições, mas o outro estava em péssimo estado. Havia uma árvore com galhos tombados dentro da casa, faltavam partes do teto e as paredes estavam tomadas por mofo. Ainda assim, conseguimos aproveitar a estrutura e tirar proveito de suas características próprias. Mantivemos também os telhados originais das edículas existentes e instalamos acima deles uma cobertura translúcida que protege a praça, garantindo a luminosidade e a atmosfera de um espaço ao livre.
O corredor que existia entre os imóveis é a entrada do buffet. Como a passagem é bem ampla, decidimos instalar ali os banheiros para que pudéssemos aproveitar ao máximo os fundos para a recreação. Na parte da frente de uma das casas, colocamos a área técnica, como cozinha, depósito, escritório e vestiário da equipe.
No espaço onde ficavam os quintais, criamos a praça onde a festa acontece. Ali as crianças podem brincar à vontade no brinquedão e numa linda casa na árvore (o sonho de toda criança, não é?). As edículas que se tornaram “casinhas” que abrigam atividades diversas, como jogos de fliperama e a oficina de Lego. Tudo com uma decoração muito lúdica e ergonomicamente adaptada para que mesmo as crianças pequenas possam aproveitar todo o buffet. Pensando nos adultos, em vez de dispor o mobiliário espalhado pelo salão, criamos uma área mais intimista.
Em relação à parte técnica, um buffet infantil é um pouco diferente dos restaurantes. A cozinha tem uma estrutura industrial para atender a demanda, mas não possui tantos equipamentos, pois é uma cozinha de finalização, e não de preparo. O Pracinha também conta com um bar em local bem acessível aos convidados.
Em um nicho de mercado onde os empresários por vezes apostam em parafernalhas tecnológicas, o grande diferencial do Pracinha está no encanto que a simplicidade pode proporcionar.